Quem sou eu

Inspirada na palavra Renovar,que significa transformação, tornar novo, recomeçar assim como as borboletas. Nasce em 2009 a clínica de estética e saúde Renova, com a proposta de oferecer às clientes o que há de mais moderno em saúde e estética, além de um trabalho sério visando a autoestima, bem-estar e qualidade de vida. Com uma equipe formada por fisioterapeutas especializadas em dermato funcional e saúde da mulher, a Renova preocupa-se em atualizar constantemente suas profissionais, através de cursos e congressos buscando sempre a excelência no atendimento. A clínica também dispõe de nutricionista, que realiza o acompanhamento do tratamento quando necessário e ainda esteticista.Preocupada em garantir a saúde e o sucesso dos tratamentos, as clientes da Renova passam por avaliação e entrevista com uma profissional especializada antes de iniciar o tratamento, para que o melhor procedimento seja indicado. Localizada na rua José Bonifácio, 1.610, na santa cruz, em Matão - SP, a clínica destaca-se pelo atendimento personalizado e a aconchegante estrutura que oferece a suas clientes.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Diferença entre Cicatriz Hipertrófica e Queloidiana

O resultado final de uma cirurgia plástica, bem como a qualidade da cicatriz dependem de uma série de fatores que são inerentes ao ato cirurgico e ao paciente. Uma boa preparação pós operatória seguida de recomendações médicas , alimentação e hábitos saudáveis são muito importantes no mecanismo de reparo da cicatriz, pois o organismo tem de estar em harmonia para poder realizar a reparação da lesão formada.




Contudo, distúrbios genéticos e hereditários são muito influentes no reparo de uma lesão, e podem provocar um dano inestético na cicatriz. A cicatriz trata-se de um tecido fibroso que surge após uma lesão tecidual, com intensa produção de colágeno local, que tem a finalidade de manter a integridade do organismo. Quando a cicatriz já reparou o tecido lesado, o organismo cessa a produção de fibroblastos na derme, por fim o tecido já está reparado. Mas nem sempre é assim, pois quando o nosso organismo não recebe a informação (por um distúrbio genético ou hereditário) de que não precisa mais produzir colágeno, ocorre a migração de colágeno pelas bordas da cicatriz resultando um aspecto inestético desta.


Os quelóides são cicatrizes que crescem e invadem os tecidos ao redor da cicatriz. Trata-se de uma cicatriz grossa, endurecida, avermelhada, e em alto relevo, e que geralmente provoca muita coceira e dor. Surgem principalmente na região do tórax, ombros e costas. A prevalência é maior entre pessoas de pele negra , asiáticos e nórdicos.








Cicatrizes hipertóficas são também em alto relevo, apresentando coceira e cor avermelhada, porém ela trata-se de uma lesão limitada: ela não invade o limite da cicatriz, não se estende, não ultrapassa esse limite. Com o tempo, essa lesão vai clareando, e pode regredir, diferentemente do quelóide. Esse tipo de cicatriz pode acometer pessoas de qualquer raça, por isso é importantec antes de uma cirurgia plástica informar ao médico como é seu processo de cicatrização: observar se cicatrizes antigas ficaram com aspecto espesso ou elevado.


Tratamento


O tratamento consiste em algumas técnicas médicas e fisioterapêuticas, como:


Remoção Cirúrgica após o processo de maturação da cicatriz (6 a 12 mêses);
Crioterapia;
Pressão;
Massagem;
Injeção intratensional de diferentes agentes;
Irradiação;
Creme de silicone ou gel aplicador;
Laserterapia.
(FITZPATRICK,1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário